Como fazer lavagem nasal
Qual a função?
Em crianças saudáveis a lavagem nasal serve para umidificar a mucosa, retirar produtos de poluição e possíveis invasores como vírus e bactérias que ali ficam acumulados ao longo do dia. Já em crianças que estão com secreção aumentada (resfriadas), serve também para retirar o excesso de secreção das vidas aéreas.
Qual a importância?
Os bebês e crianças pequenas ainda não possuem a capacidade de escarrar,como os adultos, e essa secreção que está sendo produzida em excesso, vai se acumulando podendo fazer um resfriado comum se complicar em otite, sinusite…
Quais são os métodos?
Existem inúmeras opções disponíveis no mercado, NENHUMA delas substitui a velha e boa lavagem nasal com seringa! Esse é o método mais eficaz e barato de fazer uma boa lavagem nasal. Outras opções são:
- Soro em conta-gotas – muito utilizado para bebês recém nascidos, pois apresenta 1 ml de volume no conta-gotas;
- Spray Nasais (famoso Salsep 360) – costuma ser indicado para ser usado ao longo do dia, apenas para umidificar a mucosa, não tem volume suficiente para lavagem nasal.
- Soro de jato contínuo – são uma boa alternativa para os pais que não se adaptam de forma alguma à lavagem com seringa, porém não possui a mesma eficácia.
Qual a quantidade de soro?
Até um mês de 1 a 2 ml de soro fisiológico em cada narina; Mais de um mês, 5 ml de soro fisiológico em cada narina. Não precisa sair soro do outro lado do nariz para ser eficaz a lavagem, seu filho pode engolir este soro que está tudo bem.