Puberdade Precoce
Uma das grandes preocupações que os pais devem ter com suas crianças, é com o desenvolvimento do seu corpo e suas mudanças, tanto físicas quanto psíquicas. Um dos temas que mais geram preocupação é o momento da puberdade. A puberdade é o conjunto de mudanças físicas que vão resultar em características adultas e maturidade sexual, é um processo fisiológico e presente no desenvolvimento de todos os seres humanos, porém devemos nos atentar para que ocorra no tempo certo, o esperado é que aconteça entre 8 e 13 anos para as meninas, e entre 9 e 14 anos para os meninos. Crianças que fogem desse padrão, devem ser investigadas, pois, tanto a puberdade precoce quanto a puberdade tardia podem gerar consequências irreversíveis.
Hoje vamos falar mais especificamente da puberdade precoce, esses casos devem ser acompanhados por um endocrinologista infantil, que irá investigar, diagnosticar e tratar as possíveis causas, para tentar proporcionar uma infância o mais natural possível e o mais importante, sem complicações futuras. Mas antes, você deve entender direitinho o que ocorre nesse período.
Em situações normais, a hipófise libera alguns hormônios chamados gonadotrofinas que serão responsáveis pelo estímulo do crescimento dos órgãos sexuais e também dos pelos, característicos da vida adulta, a partir desse estímulo, tem-se início a tal puberdade. Nas meninas normalmente o primeiro sinal de puberdade é o crescimento das mamas e posteriormente os pelos pubianos e nas axilas. Já nos meninos, os sinais do início desse período é o aumento do volume dos testículos e posteriormente o aumento do pênis.
No caso da puberdade precoce, esses sinais vão aparecer bem cedo, quando a criança ainda não tem condições de entender o que está acontecendo. Ela pode ser de 3 tipos. A puberdade precoce central, ou puberdade precoce verdadeira, mais frequente em meninas, onde ocorre o crescimento e o amadurecimento completo dos órgãos sexuais, e posteriormente a menstruação, além do crescimento dos pelos pubianos e nas axilas. Nesse tipo o desenvolvimento acontece normalmente, porém fora do tempo em que deveria acontecer, existe um estirão de crescimento, porém a criança alcança sua estatura final muito antes que o esperado, ou seja, para de crescer muito cedo, muitas vezes se tornando um adulto com baixa estatura.
Já a puberdade precoce periférica, é mais rara, pois ao invés de os hormônios serem produzidos pela hipófise, são produzidas por um tumor ou outra anomalia na glândula adrenal, testículos ou ovários imaturos. Podem acarretar o crescimento do tecido mamário nas meninas e também nos meninos, assim como pelos nas axilas, odor corporal e acnes nas meninas e crescimento do pênis, deve ser diagnosticada precocemente, para que o tratamento seja estabelecido. Já a puberdade incompleta, ocorre o aparecimento de apenas alguns sinais, como, por exemplo o desenvolvimento prematuro das mamas (telarca) ou desenvolvimento, prematuro de pelos púbicos (adrenarca), mas fica por aí, nenhum outro sinal é encontrado, e a criança completa sem desenvolvimento de forma normal.
Algumas mudanças de comportamento, irritabilidade são comuns em crianças com essa complicação. Outras complicações ligadas a puberdade precoce, além das já mencionada são as maiores chances de aparecimento câncer no ovário, obesidade e hipertensão no futuro. Além disso, caso seu filho esteja em um processo de puberdade precoce, ter atenção com o emocional da criança é fundamental, pois ela pode ser isolar uma vez que se sinta diferente das outras crianças. Dessa forma papais e mamães, é necessário sempre estar atento a esses sinais, e caso identifiquem qualquer alteração, procure imediatamente a ajuda de um endocrinologista pediátrico, para que ele possa iniciar o tratamento o mais precocemente possível. Assim você proporciona uma maior qualidade de vida para seu pequeno e um crescimento saudável. Um abraço da equipe Pediarte!